Digite o que procura...

Um vale encaixado nos contrafortes da Serra do Espinhaço, seu nome - biri biri - significa “buraco fundo” em tupi guarani. Com altitudes superiores a 1.000 m descortinando horizontes amplos, cercada de córregos, quedas d’água e cachoeiras, está localizada a 13km do centro de Diamantina.

Em 1876 foi inaugurada em Biribiri a fábrica de tecidos de Diamantina, de iniciativa familiar dos irmãos Joaquim Felício dos Santos, Antônio Felício dos Santos e D. João Antônio dos Santos, primeiro bispo de Diamantina e figura de destaque tanto no campo religioso como no secular.

O recebimento por doação dos terrenos para a fábrica, a presença de quedas d’água na área possibilitando a utilização de energia elétrica, a instalação do Colégio de Nossa Senhora das Dores e do seu anexo, o Asilo de Órfãs, resolvendo em parte a questão de mão de obra, foram facilitadores para a abertura do empreendimento. A fábrica, quando de sua inauguração, contava com 63 operários, sendo 36 moças, 18 meninos, 9 homens e 45 teares. Pouco tempo depois, já funcionava com 210 operários, sendo 180 moças e o restante entre homens e meninos, 110 teares e luz elétrica. Em Biribiri o arquiteto teve a oportunidade de utilizar seus conhecimentos sobre a arquitetura pitoresca dos subúrbios e área rural inglesa e incorporar os princípios da Arts and Crafts.

A fábrica foi fechada em 1973 e, atualmente, a Vila recebe turistas e moradores em busca de um local bucólico e agradável em meio a natureza preservada do Parque Estadual do Biribiri. Ali também encontram um ótimo restaurante, um café e algumas lojas.

Localização: Parque Estadual do Biribiri

Distância: 14,5 Km

Taxas: R$ 20,00 por pessoa

Contatos: Instituto Estadual de Florestas e-mail: parque.biribiri@meioambiente.mg.gov.br; (38) 3532-6698.

Horários:

Mapa: