Digite o que procura...

Descrição: Data da Construção: Século XVIII

Construída entre os anos de 1760 e 1765. O custeio para sua construção veio das mãos do Contratador e Desembargador João Fernandes de Oliveira, responsável por um dos mais famosos contratos com a coroa portuguesa para a exploração dos diamantes no antigo Arraial do Tijuco, onde viveu com a mulher, a ex-escravizada Chica da Silva.

A talha dourada de seus altares em estilo barroco-rococó, de fins do século XVIII, e a pintura de acentuado cromatismo em perspectiva nos forros provocam um efeito que impressiona. As pinturas do teto da capela-mor (1766) e da nave (1778 - 1784) foram executadas pelo guarda-mor, José Soares de Araújo, natural de Braga, Portugal, e irmão da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo. O órgão, que se encontra no coro, foi construído pelo artista local Padre Manoel de Almeida Silva, a partir de 1782. Nele, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, considerado um dos maiores compositores sacros das Américas, executou muitas de suas partituras. De especial significado na imagem urbana de Diamantina, essa Igreja é a única da cidade que não possui torre frontal. Neste edifício várias reformas foram realizadas, mas a de maior destaque ocorreu no final do século XIX, quando a torre única da igreja, originalmente construída na parte posterior do edifício, foi demolida e reconstruída na fachada, modificando a sua aparência original. Somente no ano de 1948, durante uma obra de restauração, a torre foi realocada em sua posição original.

Date of construction: 18th Century

Built between 1760 and 1765, this church was funded by João Fernandes de Oliveira, who was a judge and a Contractor (a person to whom the Crown granted the right to explore diamonds). He was in charge of one of the most famous contracts with the Portuguese crown for diamond exploration in the former Arraial do Tijuco, where he lived with his spouse, Chica da Silva, a formerly enslaved woman.

The gilded carving of its altars in a baroque-rococo style, dating from the late 18th century, and the paintings with pronounced chromaticism on the ceilings create an impressive effect. The paintings on the ceiling of the main chapel (1766) and on the nave (1778 - 1784) were executed by Chief Guard José Soares de Araújo, born in Braga, Portugal, and a member of the Order of the Brothers of the Blessed Virgin Mary of Mount Carmel.

The pipe organ, sitting in the choir, began to be built by local artist Fr. Manoel de Almeida Silva, in 1782. On this organ, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, considered one of the greatest sacred composers in the Americas, performed many of his scores.

This church holds special significance in the urban landscape of Diamantina, being the only one not displaying a front tower. Several renovations were carried out in this building, but the most notable one was done at the end of the 19th century, when the church’s tower, originally built at the back of the building, was demolished and rebuilt at the front, altering its original appearance. Only in 1948, with restoration works, was the tower relocated to its original position. 

Localização: Rua do Carmo, s/n, Diamantina.

Distância: Localizada no Centro Histórico.

Taxas: R$ 10,00

Contatos: (38) 3531-1580

Horários: Quinta e Sexta das 14:00 às 17:00 e Sábado das 10:00 às 13:00

Mapa: