Digite o que procura...

Descrição: Data da Construção: 1778

A edificação da Igreja de Nossa Senhora das Mercês teve início em 16 de março de 1778, mas sua construção foi decidida em 1772. Nesse mesmo ano, foi criada a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, originada de uma cisão da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, da qual se desligaram os irmãos mulatos, com a resolução de constituírem nova Irmandade. As obras da capela-mor, ajustadas em 1778 com o mestre José Manuel Freire, concentram grande riqueza decorativa pelo retábulo e a pintura de forro rococó. A Igreja apresenta ainda um medalhão central emoldurado por formas que lembram conchas e guirlandas de flores sobre fundo branco, com imagem de Nossa Senhora das Mercês cercada de cabecinhas de anjos intercedendo pelos cativos ajoelhados aos seus pés. A decoração da nave, data da terceira década do século XIX e lembra uma sala de teatro, com púlpitos encaixados nas tribunas à maneira de camarotes. A Igreja se destaca no casario da cidade, em função da força vertical de sua torre central, com telhados de quatro águas arrematado por cruz simples, bem como por marcar de modo indelével a presença dos homens e mulheres mulatos na identidade dessa comunidade.

Date of construction: 1778

The construction of the Chuch of Nossa Senhora das Mercês (Our Lady of Mercy) began on March 16, 1778, though it had already been considered since 1772. In this year, the Brotherhood of Nossa Senhora das Mercês was created, after a split from the Brotherhood of Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, from which the Black brothers separated with the resolution to form a new Brotherhood. The works of the main chapel, contracted with master builder José Manuel Freire in 1778, concentrate great decorative richness throughout the altarpiece and the rococo ceiling painting. The Church also features a central medallion framed by shapes resembling shells and garlands of flowers against a white background, with an image of Nossa Senhora das Mercês surrounded by little angel heads interceding for the captives kneeling at her feet. The decoration of the nave dates from the third decade of the 19th century and resembles a theater hall, with pulpits fitted into the balconies like opera boxes. The Church stands out in the town's architecture due to the vertical strength of its central tower, with four-sided roofs topped by a single cross, as well as for indelibly marking the presence of Black men and women in the identity of this community.

Localização: R. das Mercês, 218, Diamantina.

Distância: Localizada no Centro Histórico.

Taxas: Não está aberta a visitação.

Contatos: N/A

Horários: N/A

Mapa: