Digite o que procura...

Descrição: Ano de Construção: 1819 (provável)

A Igreja de Nossa Senhora da Luz foi construída por iniciativa da portuguesa Teresa de Jesus Perpétua Corte Real, em cumprimento de uma promessa feita por ter-se salvado do terremoto de Lisboa, em 1755. A construção deste edifício teve início no final do século XVIII, mas foi concluída, possivelmente, em 1819 e a doação definitiva foi feita cinco anos mais tarde por Dona Tereza, que anexou à mesma um recolhimento para educar as meninas órfãs desvalidas. A Sra. Corte Real faleceu em 15 de julho de 1826 e seu corpo foi sepultado à entrada do templo, sob o coro. Após sua morte, a Capela continuou sendo utilizada esporadicamente e passou por constantes reformas, como uma em 1868, iniciada pelo Pe. Bartolomeu Francisco Xavier Sipolis e frequentemente interrompida, permitindo sua reinauguração apenas em 20 de maio de 1900. Até esse momento, a Igreja não possuía a torre central, mas apenas um óculo, situado abaixo da cimalha, ocupando o espaço da atual janela central. No início do século XX é que se observa a edificação da torre central. A edificação da Igreja da Luz influenciou na urbanização do “Largo da Luz” que, até os anos 1930, era reduzida. Nos anos seguintes, várias casas foram construídas no entorno, associadas à urbanização do Largo Dom João e do Alto Bom Jesus.

Date of construction: 1819 (approx.)

The Nossa Senhora da Luz Church was built at the initiative of a Portuguese citizen, Mrs. Teresa de Jesus Perpétua Corte Real, fulfilling a promise made after being saved from the Lisbon earthquake in 1755. The construction of this building began in the late 18th century but was probably completed in 1819, with the final donation made five years later by Mrs. Corte Real. A shelter was attached to the building, aimed at providing education to destitute orphan girls. Mrs. Corte Real passed away on July 15, 1826, and her body was buried at the entrance of the temple, under the choir. After her death, the Chapel continued to be used sporadically and underwent constant renovations. Due to long restoration works initiated in 1868 by Father Bartolomeu Francisco Xavier Sipolis, it was reopened only on May 20, 1900. Until then, the Church did not have its central tower; there was only an oculus, located below the cornice, occupying the space of the current central window. The central tower was only later constructed, in the early 20th century. The Church, modest in size until the 1930s, influenced the urbanization of the "Largo da Luz". In the following years, several houses were built around it, furthering the urbanization of both Largo Dom João and Alto Bom Jesus.

Localização: R. da Luz, 218, Diamantina.

Distância: Aproximadamente 400m.

Taxas: Não está aberto para visitação.

Contatos: N/A

Horários: Dias e horários variados de acordo com a instituição

Mapa: